O controle tecnológico é uma parte do sistema de qualidade, que através de ensaios laboratoriais e em campo, verificar, atestar e garantir a qualidade dos materiais conforme ensaios e analises normativas empregadas no projeto e a qualidade de serviços realizados. O Controle Tecnológico quando utilizado de forma favorável ao longo da execução das atividades garante a utilização de materiais que atendam aos projetos e a correta execução, diminuindo então gastos com retrabalhos. Além de ser um parceiro para encontrar alternativas nos materiais a serem utilizados.
Ensaio de Concreto
O Concreto é uma mistura exotérmica que ao longo do processo de cristalização libera calor, moldável no estado fresco e quando endurecido, obtém-se uma boa resistência a compressão. O concreto é uma mistura composta de agregados minerais graúdos e miúdos, adição de cimento, água e aditivos para seu melhor desempenho. Em virtude desta reação química é de suma importância que seja realizados ensaios em todos seus constituintes e posteriormente no estado fresco e verificando sua resistência ao final de 28 dias de idade.
Aqui no Emanuel, realizamos todos os ensaios em agregados utilizados no concreto e no próprio concreto.
Apresentamos abaixo alguns ensaios que somos capazes de realizar:
- Analise Granulométrica de Agregados
- Teor de Material Pulverulento
- Modulo de Finura
- Diâmetro dos agregados
- Índice de forma
- Absorção
- Impureza Orgânica
- Procedimento de Recebimento de caminhão betoneira, slump teste e moldagem de corpos de prova de concreto
- Determinação do Teor de Ar Incorporado no concreto fresco
- Determinação da Densidade Fresca do Concreto
- Ruptura na compressão Axial de corpos de prova de concreto 10×20 / 15×30
- Modulo de Elasticidade na Tangente ou Secante em corpos de prova de concreto
- Ruptura na compressão Axial de corpos de prova de argamassa ou calda de injeção 5×10
- Tração na Flexão de Corpos de Prova Prismático 10x10x40 / 15x15x50
- Tração Diametral em corpos de prova de BGTC / CCR
Ensaio de Asfalto
O Asfalto é um material betuminoso proveniente do petróleo que quando quente serve como um aglutinante aos agregados sendo possível utiliza-lo como uma camada de revestimento que possui características rugosas em sua superfície e com grande capacidade de absorção de tensões verticais e horizontais. Porem quando se excede sua capacidade de resistir a essas tensões e ou quando a vida útil do betume chega ao fim, ele perde sua capacidade de recuperação, sendo então necessário uma intervenção. Hoje existe vários tipos de CAP – Cimento Asfáltico Petrolífero, convencional, modificado por polímero, com borracha entre outros. Para garantir uma boa vida útil em uma camada de revestimento faz-se necessário um bom projeto de dimensionamento, uma estrutura de pavimento bem executada e se atentar as características das misturas asfálticas de acordo com cada tipo de pavimento, trafego ou faixa granulométrica. Uma boa aplicação e compactação cooperam para um excelente resultado.
Desde a seleção dos agregados para o desenvolvimento do projeto da mistura asfáltica, preparação da mistura transporte, aplicação e após a aplicação, faz-se necessário o acompanhamento e a realização de ensaios de controle tecnológico para garantir um bom produto final. Para atendimento as normas de ensaios e especificações técnicas de clientes, somos capazes de realizar os seguintes ensaios;
- Determinação do Teor de Betume pelo método do Rotarex ou Soxleth
- Análise Granulométrica
- Densidade Aparente de Corpo de Prova moldado ou extraído
- Massa Especifica dos agregados
- Rice Test
- Ponto de Amolecimento
- Penetração
- Viscosidade Metodo do Brookfild
- Projeto de Marshall
- Recuperação Elástica pelo Método do Ductilometro
- Viga Benkelman
- Taxa de Imprimação.
- Determinação da Densidade no Ato da Aplicação com Densímetro Elétrico – PQI 380
- Determinação da Microtextura – Pendulo
- Britânico
- Determinação da Macro Textura – Mancha de Areia
Ensaio de Solo
O solo é uma camada superficial da terra que é composto por três tipos de classificação: Areia, Silte e Argila. A proporção em maior quantidade é que caracteriza o solo, sendo ele arenoso, siltoso ou argiloso. Devida grande possibilidade de variações e colorações oriundos de sua transformação geológica, os solos possuem diversas características físicas, químicas e ricas ou pobres de materiais orgânicos. Diante todas essas possibilidades os ensaios em amostras de solos são capazes de conhecer essas propriedades e características, sendo então importantíssimas para o desenvolvimento de projetos de terraplenagem e pavimentação.
Para a elaboração de um bom projeto de terraplenagem e ou pavimentação faz necessário conhecer essas características, e aqui na Emanuel somos capazes de realizar os seguintes ensaios;
- CBR Convencional de 3 ou 5 pontos na água
- Mini CBR
- Proctor para determinação da densidade máxima e umidade ótima de compactação
- Mini MCV
- Classificação de Solos tropicais pelo método da Pastilha
- Granulometria por peneiramento
- Granulometria por Sedimentação
- Limite de Alteberg – Liquidez e Plasticidade
- Acompanhamento de Aterro (Densidade “In Situ”, Proctor X Frasco de Areia)
- Deflexão por Viga Benkelman.
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